Simp

Está aqui

Furto de Veículos e Exportação Para África - Penas de Prisão - Juízo Central de Setúbal

19 maio 2017

No dia 17.5.17, o Juízo Central Criminal de Setúbal condenou dois indivíduos nas penas de 12 e de 9 anos de prisão pela prática de vários crimes de furto e de falsificação de documentos, consistindo a atividade criminosa na apropriação, por várias localidades do país, de veículos automóveis e de documentos de veículos com recurso a arrombamento e chaves que previamente fabricavam.

Os indivíduos alteravam posteriormente as chapas de matrícula, chapas de identificação de veículo e do número de quadro fisicamente gravado na sua estrutura, privilegiando os veículos de marca e modelo Toyota Hilux e Mitshubishi L200, após o que procediam à sua venda na Mauritânia e Angola, por serem ali veículos com características de elevada procura, embarcando-as em Gibraltar.

A atividade criminosa teve lugar de Setembro de 2012 a Novembro de 2014.

Foi ainda declarada perdida a favor do Estado a quantia de cerca de 100.000€ e foi decretado o pagamento de indemnizações no valor de cerca de 50.000€ aos proprietários dos veículos.

A acusação havia sido deduzida pelo DIAP Sede da Comarca de Setúbal, tendo a investigação estado a cargo do Destacamento Territorial de Grândola da GNR.